O protagonismo da mulher na recreação e educação infantil.

Luciano Júnior • set. 22, 2021

Você sabia que cerca de 65% da equipe da Magic Lazer são mulheres?

Quando falamos em recreação, o primeiro princípio importante que precisamos entender é o papel da brincadeira como ferramenta educativa para as crianças. Desta forma, o reconhecimento da importância do brincar acontece quando passamos a ver a recreação como uma prática que influencia no aprendizado das crianças.


Para que seja possível compreender o potencial educativo da brincadeira, o Ministério da Educação lançou a cartilha Brincar é Para Todos, que afirma alguns dos benefícios das brincadeiras.


O documento cita como algumas das vantagens: o desenvolvimento dos sentidos, o estímulo ao movimento e à independência, o reconhecimento de objetos e suas formas, as habilidades para usar o corpo, o contato e o relacionamento com o outro e todo o ambiente, a evolução físico-mental, entre muitos outros.


Mas, uma característica interessante do processo educacional infantil é que ele é – majoritariamente – dominado pela figura feminina. A feminização nas escolas é um fenômeno conhecido como o processo de dominância da mulher como figura educativa para as crianças.


Traçando um breve histórico da figura feminina no processo educacional das crianças, voltamos ao século XIX para compreender a relação entre o magistério infantil e a figura da mulher. Neste período, o ensino primário era considerado como parte da formação recebida em casa. Desta forma, desde então, a mulher passou a ser protagonista no processo de socialização das crianças.


E este fenômeno se estende até os dias de hoje. Inúmeras pesquisas demonstram a potência das mulheres em ambientes educativos. O Censo Escolar 2018, realizado pelo Inep, afirma que no Brasil são mais de 1,7 milhão de mulheres exercendo cargo de professoras atualmente. Outras pesquisas como o Censo da Educação Superior, de 2017, reafirmam a força das mulheres no cenário.


Na educação superior, elas configuram 55% dos estudantes ingressantes, 57% dos matriculados e 61% dos concluintes dos cursos de graduação. Na licenciatura, por exemplo, 70,6% das matrículas são feitas por alunas do sexo feminino.


Mas a participação das mulheres não se limita apenas ao cenário escolar. A Magic Lazer vem mostrar que a força feminina também se faz presente dentro da instituição e do mundo da recreação. 


A história da Magic Lazer já nasce junto de uma mulher. Nossa idealizadora, Victoria Liz – carinhosamente, Tia Fiona – é especialista em recreação e lazer. Com mais de 12 anos de experiência, ela reuniu uma equipe de profissionais extremamente capacitados para construir o que viria a ser uma das maiores referências nacionais de recreação e entretenimento do país.




Mas a nossa história com as mulheres na recreação não acaba aqui, quando vamos observar nossas equipes, a figura da mulher ainda é dominante. Analisando o quadro de colaboradores Magic, cerca de 60% dos funcionários ativos da equipe são mulheres. Além disso, em nossa equipe interna, cerca de 65% da equipe é formada por mulheres.


E este protagonismo vai muito além dos números, na Magic Lazer as mulheres dominam quando o assunto é diversão. Aqui, as atividades de destaque são realizadas pelos chamados cargos de liderança – uma equipe composta por homens e mulheres especialistas em recreação e entretenimento.


Seja pelo carisma natural, ou pelo sorriso radiante, aqui na Magic as mulheres são as principais parceiras das crianças no mundo das brincadeiras, assim como as primeiras apoiadoras do adulto que virá a existir no futuro.

 

Clique e compartilhe!

Por Victória Liz 21 mar., 2023
Suas atividades na recreação estão estagnadas? Hoje trouxemos a solução!
Por Victória Liz 09 jan., 2023
Devo ter apelido na recreação?
Por Danielle Alcântara 27 dez., 2022
3 principais tendências em Lazer 2023
recreador infantil, animação infantil
Por Danielle Alcântara 04 ago., 2022
Saiba o que um recreador faz, quanto ganha e quais as principais formas de contratação no mercado de trabalho. Essa é uma área em expansão com oportunidades diversas para atuar!
Por Danielle Alcântara 27 abr., 2022
O Mercado 28 é uma parada obrigatória para quem quer conhecer Cancún. Clique e confiraos atrativos locais como: a cultura mexicana, caveiras decorativas, prata barata e museu de tequila.
Por Daniella Alcântara 13 abr., 2022
O México é um país grande e caloroso, conhecido pelas praias paradisíacas e pela paisagem diversificada que inclui montanhas, desertos e selvas. Ruínas antigas, como Teotihuacán e a cidade maia de Chichén Itzá, além de ser polo mundial em hotelaria, turismo e lazer.
Maiores recreadores da história: Eliana, Celso Portiolli, Angélica, Priscilla e Yudi, Xuxa Meneghel
Por Luciano Júnior 23 fev., 2022
Você sabia que os recreadores são profissionais em destaque há muito tempo na grande mídia? Confira alguns dos principais recreadores que marcaram a história do nosso país. 
Por Luciano Júnior 24 jan., 2022
A inteligência emocional passou a ter papel de destaque nas discussões a partir do ano de 1995, quando o jornalista e psicólogo Daniel Goleman demonstrou a relevância do tema ao falar sobre a necessidade de lidar com as emoções.
Por Luciano Júnior 18 nov., 2021
O mundo da recreação vem cada dia mais encontrando novas formas de demonstrar suas capacidades e suas inúmeras qualidades. É comum encontrarmos nessa área profissionais que são repletos de habilidades artísticas, como músicos, atores, dançarinos, equilibristas e afins. Este universo está em constante evolução e expansão e, por isso, hoje também é possível notar uma maior valorização profissional, pois são responsáveis por auxiliar no desenvolvimento das crianças através de brincadeiras e do lúdico. Ao lidar com o público infantil, é essencial que haja um preparo dos profissionais para atingir o maior objetivo: proporcionar momentos especiais para as famílias. Entretanto, na recreação muitos profissionais desenvolvem suas habilidades na prática, por isso, faz parte do papel dos gestores auxiliar os recreadores nessa capacitação. Pensando nisso, hoje viemos mostrar como o treinamento de equipe pode ajudar neste processo e quais formatos existentes que podem se encaixar em rotinas agitadas: IMPORTÂNCIA EM TREINAR SUA EQUIPE Para que seja possível estar antenado às tendências, sempre estar em contato com outros profissionais da área, visando o desenvolvimento das equipes e dos serviços que são prestados por cada uma das empresas. Pensando nisso, buscamos novas formas de auxiliar recreadores, empreendedores e profissionais da área do lazer a se capacitarem e otimizarem seus resultados. Com o crescimento do segmento, como falamos em nosso último post , houve também um aumento na busca por capacitação de qualidade. Estas que são direcionadas para as empresas de recreação, hotéis, pousadas, resorts, buffets e casas de festa, visando aprimorar as habilidades técnicas e comportamentais da equipe. O CRESCIMENTO DE TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO ONLINE Com o início da pandemia em 2020 e com as restrições para evitar a disseminação do coronavírus, as modalidades de treinamento e capacitação passaram por adaptações – assim como muitos outros modelos de negócio – que aumentaram a demanda de serviços no formato híbrido e online. Dentro desse cenário desafiador, as empresas de recreação encontraram novas formas de inovar e se desenvolverem mesmo com o cenário atípico, rompendo assim, com as barreiras impostas pelo isolamento social e pela distância entre os profissionais. Hoje, é possível encontrar empresas de recreação, como a Magic Lazer, que adaptaram seus serviços usando o método B-Learning. Segundo a Associação Brasileira de Educação à Distância(EAD), a modalidade cresceu mais de 30% na pandemia e demonstra que, mesmo com o relaxamento das restrições causadas pela COVID-19, este é um formato de capacitação que veio para ficar.
Por Luciano Júnior 22 out., 2021
Uma das maiores tendência nos últimos anos, organização de uma festa do pijama envolve certas demandas. Será que você já sabe todas elas?
Mais Posts
Share by: