Educação do Futuro: A importância do brincar

Danielle Ancântara • 2 de agosto de 2021

Por que é importante A EDUCAÇÃO PARA O FUTURO?

Aprender é um processo natural do ser humano, é o fluir natural da vida. As pessoas encontram-se em processo de aprendizagem contínuo através de experiências resultando em conhecimento, habilidades e comportamento. O grande desafio é usufruir das experiências como referencial de aprendizagem para novas ações.


A Educação Vivencial é um processo experimental, realizado em grupo e individualmente. Em grupo porque os objetivos de aprendizagem podem ter pontos específicos a serem desenvolvidos por aquele conjunto, por aquela organização. Individual porque, apesar de ser uma atividade em grupo, a vivência estimula as pessoas a realizarem mudanças pessoais. Em suma, consideramos a educação vivencial um dos núcleos básicos para educarmos a habilidade tão aclamada: A VERSATILIDADE.


Esse conceito está diretamente ligado ao 21st Century Skills amplamente discutido por organizações mundiais de educação e grandes empresas globais que fundaram a P21, organização responsável por promover e divulgar educação ao redor do mundo com objetivo de incentivar as mudanças necessárias para o futuro da educação. São membros fundadores da P21: National Education Association (NEA), United States Department of Education, AOL Time Warner Foundation, Apple Computer, Inc., Cable in the Classroom, Cisco Systems, Inc., Dell Computer Corporation, Microsoft Corporation.


Cada vez mais trabalhados por escolas e organizações educacionais, os pilares das habilidades necessárias para os jovens do século XXI são conceitos já respeitados pela grande maioria dos educadores. Através de atividades vivenciais baseadas em metodologias:

1) Os 4 C’s da Educação e Inovação


➢ Crítica (Pensamento crítico e solução de problemas)

➢ Criatividade e Inovação

➢ Comunicação

➢ Colaboração


2) Carreira e Vida Pessoal


➢ Flexibilidade e adaptação

➢ Iniciativa e auto motivação

➢ Interação social e multicultural

➢ Produtividade e entrega de resultados

➢ Liderança e responsabilidade


Introduzir capacidade prática à essência do desenvolvimento socioemocional e humano é tão inovador quanto agregar a estratégia do brincar ao aprendizado.



Como dizia Confúcio: “O que eu vejo, eu esqueço.

O que eu leio, eu lembro. O que eu faço, eu aprendo.”



A partir disso, entendemos que aprender matemática com boliche e desenvolver o léxico com caça palavras faz com que sejamos tão versáteis quanto o mundo é. Se o aprender na modernidade engloba o desenvolvimento de capacidades práticas, habilidades comportamentais e adaptabilidade, por que não aprender brincando?



por Esp em A Moderna Educação: Metodologias e Tendências.

Danielle Alcântara

Clique e compartilhe!

Por Victória Liz 21 de julho de 2025
Em comemoração aos seus 265 anos de história, a tradicional varejista britânica Hamleys , reconhecida pelo Guinness como a loja de brinquedos mais antiga do mundo, convidou clientes e consumidores para eleger os 100 brinquedos mais marcantes de todos os tempos . A lista, publicada pelo The Guardian , reúne produtos que atravessaram gerações e ainda fazem parte do imaginário de crianças e adultos até os dias atuais.  Entre os destaques do ranking estão nomes clássicos como a Barbie , lançada em 1959 e é considerada um dos maiores ícones da cultura popular, os blocos de montar da LEGO , o jogo de tabuleiro Monopoly e o nostálgico Game Boy , da Nintendo. Também figuram na seleção brinquedos que marcaram épocas específicas, mas seguem relevantes no mercado atual.
Por Victória Liz 17 de julho de 2025
A experiência do hóspede é hoje um dos principais diferenciais competitivos para hotéis e resorts. Mais do que oferecer conforto e serviços básicos, as propriedades que investem em recreação de qualidade têm se destacado por promoverem o bem-estar integral de seus clientes, aumentando a satisfação, a fidelização e as avaliações positivas.
Por Victória Liz 26 de junho de 2025
O setor de lazer e hospitalidade vive uma transformação global impulsionada por tecnologia, inovação e novas formas de interação social . A personalização deixou de ser um diferencial para se tornar expectativa — especialmente entre consumidores que buscam experiências únicas, afetivas e imersivas .
Por Victória Liz 3 de junho de 2025
Entretenimento e sustentabilidade: Como unir impacto ambiental e experiências inesquecíveis
Por Victória Liz 26 de maio de 2025
Como o entretenimento de experiência transforma a hospitalidade moderna?
Por Victória Liz 10 de janeiro de 2025
Inovação no Lazer & Recreação: As Tendências que você precisa conhecer para este ano de 2025
Por Victória Liz 21 de março de 2023
Suas atividades na recreação estão estagnadas? Hoje trouxemos a solução!
Por Victória Liz 9 de janeiro de 2023
Devo ter apelido na recreação?
Por Danielle Alcântara 27 de dezembro de 2022
3 principais tendências em Lazer 2023
recreador infantil, animação infantil
Por Danielle Alcântara 4 de agosto de 2022
Saiba o que um recreador faz, quanto ganha e quais as principais formas de contratação no mercado de trabalho. Essa é uma área em expansão com oportunidades diversas para atuar!